top of page

O guia definitivo para saber se sua consulta psiquiátrica foi excelente

  • Foto do escritor: Dr. Lucas Moura
    Dr. Lucas Moura
  • 24 de mai. de 2024
  • 2 min de leitura

Olá, Dr Lucas aqui. Alguma vez você já deve ter se perguntado: A consulta foi boa? Falei tudo o que queria? Fui escutado? O meu problema foi resolvido ou, pelo menos, encaminhado?


Pois bem, confira aqui o guia definitivo para saber se sua consulta psiquiátrica foi excelente. Vou deixar algumas (minha favorita é a última). Acompanhe o post!


Médico sorridente ao lado da seguinte frase “ A escuta cuidadosa faz parte da prática médica atenciosa”
O guia definitivo para saber se sua consulta psiquiátrica foi excelente

Então, vamos direto ao ponto: você marcou sua consulta porque apresenta necessidades em Saúde Mental e precisa de uma avaliação.


  • Você foi realmente ouvido? Ou seja, foi uma escuta qualificada?

  • Você se sentiu acolhido pelo espaço e pelo profissional?

  • Você conseguiu comunicar o principal motivo para buscar o atendimento?

  • Você foi perguntado sobre: alimentação/apetite, qualidade do sono, sua rotina diária, atividade física, espiritualidade, seu relacionamento familiar, companheiros, filhos e trabalho? Suas questões sexuais e libido foram avaliadas?

  • O profissional realizou um plano de tratamento em conjunto, respeitando suas vontades e crenças?


Caso a resposta tenha sido “sim” para todas as perguntas, pode ficar tranquilo, você foi bem atendido. Profissionais assim são raros, valorize-os, pois são uma minoria que luta diariamente para colocar a qualidade e o paciente em prioridade, como deve ser.


Se por algum motivo, todas estas questões não puderam ser exploradas na primeira consulta, mas houve a construção de um plano de tratamento, com respeito e confiança, também fique tranquilo. A consulta psiquiátrica é longa, às vezes no primeiro momento não é possível abordar tudo, mas determinar uma maneira de como suas necessidades serão abordadas mostra que há uma preocupação por parte do profissional.


Se você não foi acolhido, escutado, respeitado e saiu com uma receita na mão, sem nenhum proposta de acompanhamento e tratamento real e efetivo, fuja.


A medicina é uma área baseada na ciência objetiva, hipotética e dedutiva, mas com foco no ser humano. A pessoa vem em primeiro lugar.


Comente suas experiências no post e acompanhe o blog para mais conteúdos como este.


Se desejar marcar uma consulta comigo, pode clicar no botão da página inicial para agendar ou pelo WhatsApp (87) 99100-9779. Será uma honra lhe atender presencialmente ou à distância. Minha colaboradora Amanda estará à disposição.


Obrigado pela preferência!

Comments


bottom of page