5 coisas que você deve fazer para ajudar alguém com transtorno por uso de álcool
- Dr. Lucas Moura
- 2 de jun. de 2024
- 2 min de leitura
Atualizado: 3 de jul. de 2024
Olá, Dr Lucas aqui! Amplamente consumida no mundo, a bebida alcoólica acompanha a história da humanidade. Apesar de sabermos que não existem níveis seguros para consumo de álcool, trata-se da droga mais consumida no Brasil. Entretanto, nem todos desenvolvem o transtorno relacionado à substância. Aqui eu trago 5 coisas que você deve fazer para ajudar alguém com transtorno por uso de álcool.

“O transtorno por uso de álcool é definido por um agrupamento de sintomas comportamentais e físicos, os quais podem incluir abstinência, tolerância e fissura.” (DSM-V, 2013)
Abstinência de álcool: se desenvolvem aproximadamente 4 a 12 horas após a redução do consumo. Como a abstinência de álcool pode ser desagradável e intensa, os indivíduos podem continuar o consumo apesar de consequências adversas, frequentemente para evitar ou aliviar os sintomas. Assim que um padrão de uso repetitivo e intenso se desenvolve, indivíduos com transtorno por uso de álcool podem dedicar grandes períodos de tempo para obter e consumir bebidas alcoólicas.
Fissura por álcool: desejo intenso de beber, o qual torna difícil pensar em outras coisas e frequentemente resulta no início do consumo. O desempenho escolar e profissional também pode sofrer tanto devido aos efeitos posteriores ao consumo como devido à intoxicação em si na escola ou no trabalho; pode haver negligência dos cuidados com os filhos ou dos afazeres domésticos; e ausências relacionadas ao álcool podem ocorrer na escola ou no trabalho. O indivíduo pode usar álcool em circunstâncias que representam perigo para a integridade física (p. ex., conduzir veículos, nadar, operar máquinas durante intoxicação).
Por fim, indivíduos com transtorno por uso de álcool podem continuar a consumir a substância apesar do conhecimento de que o consumo contínuo representa problema significativo de ordem física (p. ex., “apagões”, doença hepática), psicológica (p. ex., depressão), social ou interpessoal (p. ex., brigas violentas com o cônjuge durante intoxicação, abuso infantil).

5 coisas que você deve fazer para ajudar alguém com transtorno por uso de álcool:
Entender que a pessoa muitas vezes não interpreta o uso de álcool como um transtorno. Isto é essencial para evitar tecer julgamentos, que não irão ajudar o caminho da cura.
O objetivo deve ser a abstinência completa. Porém, conforme a quantidade de ingesta e grau de dependência, uma abordagem para reduzir o uso pode ser necessária.
Identificar o quão motivado está a pessoa. Para isto, pode ser realizada a entrevista motivacional.
Conhecer o modelo da Intervenção Breve, que consiste em uma série de etapas para promover a mudança comportamental.
Saber quando buscar ajuda médica: caso você não se sinta apto para realizar os passos anteriores ou perceba se tratar de um quadro mais grave, a avaliação médica e psiquiátrica poderá promover uma oportunidade de lidar com os sintomas da abstinência e, juntamente com psicólogos e terapeutas, promover o tratamento completo.
Devido à sua importância, a entrevista motivacional e a intervenção breve serão abordadas em um post separado.
Curta, comente e compartilhe! Assim este conteúdo chegará a mais pessoas e você ajudará o próximo!
👉🏼 Se você está sofrendo, busque atendimento médico e agende sua consulta. Iremos trilhar o caminho juntos, de volta à Saúde e ao bem-estar.
Comments