top of page

3 fatos sobre o transtorno por uso de opioides

  • Foto do escritor: Dr. Lucas Moura
    Dr. Lucas Moura
  • 2 de jun. de 2024
  • 2 min de leitura

Atualizado: 3 de jul. de 2024

Olá, Dr Lucas aqui! Os opioides são medicamentos feitos principalmente para o controle da dor e neste post vou trazer 3 fatos sobre o transtorno por uso de opioides.


Opioides são substâncias derivadas do ópio, oriundo da papoula Papaver somniferum. Sua forma sintética mais conhecida é a morfina, largamente usada como analgésico, além de outros empregos: anestesia e para outras funções menos comuns (ex.: controle da tosse ou da diarreia).


Papaver somniferum
3 fatos sobre o transtorno por uso de opioides: Papaver somniferum

E quais são os efeitos dos opioides?


Os principais efeitos no corpo após a ingestão são: euforia, alterações psicológicas e/ou comportamentais (lentificação ou agitação), alterações oculares (miose ou midríase), alterações da memória ou atenção, coma ou vertigem, fala arrastada;


Outros: Rubor facial; coceira, constipação, plenitude pós-prandial e dor abdominal, sedação/ sonolência, apatia (em altas doses), depressão respiratória/ apneia, ausência de reflexos, queda da pressão e aumento da frequência cardíaca.


Bulbo da papoula e extração de ópio
Bulbo da papoula e extração de ópio

O transtorno por uso de opioides é uma condição psiquiátrica consequente ao uso indiscriminado da substância, com elevado sofrimento psíquico e social. Seguem aqui, 3 fatos:


  1. O transtorno tem relação com o uso recreativo da substância: O transtorno ocorre quando o consumo do opioide se dá de outra forma que não a preconizada pelo médico (ex., quantidades superiores às prescritas);


2. Ocorrem tolerância e abstinência: tolerância é motivada pela redução do efeito se mantida a dose/necessidade de doses maiores para a obtenção do mesmo efeito) e abstinência é estimulada pela diminuição da dose ou interrupção súbita do opioide;


3. A fissura ou craving também está presente: forte desejo de utilizar o opioide quando expostos a determinados estímulos que os façam recordar o momento em que o consomem (ex.: ao avistar objetos que usam para injetar a substância, como seringas). A exposição a essas circunstâncias ou estímulos pode provocar recaída, dificultando o tratamento.


Curta o post e comente suas experiências! Assim este conteúdo chegará a mais pessoas e você ajudará o próximo!


👉🏼 Se você está sofrendo, busque atendimento médico e agende sua consulta. Iremos trilhar o caminho juntos, de volta à Saúde e ao bem-estar.


Obrigado!

Comments


bottom of page