O que você precisa saber sobre esquizofrenia para ser uma pessoa melhor
- Dr. Lucas Moura
- 29 de mai. de 2024
- 2 min de leitura
Atualizado: 3 de jul. de 2024
Olá, Dr Lucas aqui! A psiquiatria é conhecida por tratar uma das doenças mais graves do ser humano: a esquizofrenia. Porém, a maior parte das pessoas não sabe o que é este transtorno mental. Então eu trago hoje: O que você precisa saber sobre esquizofrenia para ser uma pessoa melhor.

A natureza do transtorno é crônica e, quando não é tratada, leva à deterioração da saúde psíquica. O transtorno causa dificuldades para que o paciente desempenhe as atividades normalmente esperadas (ex.: estudo ou trabalho) ou mantenha sua capacidade de socialização.
Estima-se que a prevalência gire em torno de 1% ao longo da vida, não variando entre diferentes países e culturas. Sua distribuição é discretamente maior no gênero biológico masculino (1,4:1), com tendência a ocorrer mais cedo (entre a adolescência e o início da vida adulta) no gênero biológico masculino e mais tardiamente no gênero biológico feminino (com 2 picos: entre os 25 e os 35 anos e outro pico na meia-idade/perimenopausa).
Mulheres têm curso mais benigno, menor número de internações e melhor funcionamento social.

Para fazer um diagnóstico é preciso 2 ou mais dos seguintes sintomas, por 6 meses de pródromos (antes de abrir o quadro) e 1 mês dos sintomas:
Resumidamente, sintomas positivos e negativos
SINTOMAS POSITIVOS (EXTERNALIZANTES)
Alucinação (audioverbal) - Experiências sensoriais de coisas não estão ali
Vozes nítidas
Se visual, considerar causas orgânicas;
Delírio (paranóide) - Ideias - Não são passíveis de discussão por convencimento ou explicação lógica
Grandeza, persecutório;
Comportamento (desorganizado) - Não é condizente com o desenvolvimento e padrão esperado para a cultura, sociedade e idade
Fala (desorganizada) - Discurso que não é inteligível
SINTOMAS NEGATIVOS
Sintomas negativos (“autismo da esquizofrenia - paciente fica em si mesmado”
Isolamento
Dificuldade para sentir ou expressar as emoções (hipomimia facial)
Falta de energia, motivação - perda do interesse
Prejuízo do autocuidado Se você ou alguém da sua família apresentar algum destes sinais e sintomas, marque sua consulta. Uma avaliação psiquiátrica vai permitir clareza e tratamento adequado, se necessário. Busque sua saúde mental. Curta, comente e se inscreva no blog! Assim este conteúdo chegará a mais pessoas e você ajudará o próximo!
Obrigado!
Comments